Notícias

26/06/2018 11:42

Sintep/MT marca história e elege uma funcionária da educação como presidente

A chapa “Unidade Resistência e Luta, para Conquistar e Defender Direitos” foi eleita para o triênio 2018-2021, da diretoria central do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), com 84% dos votos. O resultado das eleições será homologado hoje (25.06) após computados os votos dos 141 municípios de Mato Grosso. A nova direção registrará pela primeira vez, nos 31 anos de unificação dos/as trabalhadores/as da educação, uma técnica administrativa educacional e mulher à frente da entidade, que foi criada por iniciativa de mulheres. 
Para um ícone na luta pela integração dos funcionários /as à carreira da educação,no estado e no país, professor João Monlevade, “a eleição à presidência de uma funcionária de escola é um símbolo do processo de democratização e de qualificação das escolas públicas: nela homenageamos a verdadeira valorização dos profissionais da educação”, disse.
Para a educadora Jocilene Barboza, é sim bastante simbólico assumir a presidência do Sindicato principalmente em um momento em que direitos estão sendo retirados atingindo principalmente o segmento funcionários/as da educação, o qual integra. Com essa conquista, o Sintep/MT, pioneiro na defesa do reconhecimento destes/as trabalhadores/as como profissionais da educação, mediante a profissionalização específica, reafirma sua característica de vanguarda.
A gestão que se iniciará após a posse, no dia 29 de junho, terá entre os desafios segurar as conquistas da categoria, como a recente política da dobra do poder de compra dos salários. Desafios que se ampliam juntos às redes municipais, onde os retrocessos sobre a valorização profissional tem sido maiores.
“Para conquistar e defender direitos, exige-se maior articulação e ampliação de lutas, neste sentido, dar visibilidade à campanha permanente de filiações e avançar na constituição de representantes de unidades escolares, são as prioridades para continuar fortalecendo o sindicato. Sem abrir mão das lutas pela garantia de direitos da classe trabalhadora”, afirma a nova presidente.
Integrando o desafio de estar à frente do maior sindicato do estado, o vice presidente, Valdeir Pereira, destaca que o sucesso da luta se dará na atuação coletiva da direção para fortalece e atuar junto com as subsedes. “Temos que assegurar que as Redes Municipais possam equiparar as condições de carreira, jornada e valorização com os trabalhadores da Rede Estadual”, conclui.

Assessoria/Sintep-MT


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo