Notícias

31/07/2019 10:04

Educadores em greve acampam em frente à sede do governo estadual

Começou nesta terça-feira (30.07) mais uma semana de mobilização dos profissionais da Educação da rede estadual de Mato Grosso, em greve há 65 dias. Após o recesso na Assembleia Legislativa de Mato Grosso os acampados mudaram as barracas para o Palácio do governo, no Centro Político Administrativo da Capital. O objetivo é sensibilizar o governador Mauro Mendes a encaminhar um resposta, o quanto antes, para o cumprimento da Lei 510/2013. 

A intransigência do governador em cumprir o direito dos profissionais só faz aumentar a resistência da categoria, apesar de dois meses de salários cortados.  Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, a greve não precisaria ter acontecido. Ela foi provocada quando o governo descumpriu a Lei 510/2013, apesar da educação ter recursos próprios para cumpri-la. “Infelizmente o governo resolveu tratar a 510/2013, no atacado, com os demais serviços públicos”, disse.  

A mobilização dos educadores tem focado em manter a resistência dos profissionais que estão com salários cortados, promovendo ações de solidariedade. Em frente ao Palácio foi montada o brechó, com a venda de roupas, sapatos e bijuterias para arrecadar recursos. Ontem (29.07), os manifestantes estiveram no evento da educação da rede municipal de Cuiabá, onde tiveram o apoio dos profissionais com ajuda financeira. 

Também em dois pedágios realizados no período da manhã e tarde, de segunda-feira conseguiu fundos para a compra de mais de 40 cestas básicas. “Estamos fazendo a entrega para aqueles que estão sem condições mínimas para a compra de alimentos e medicamentos”, relatou o presidente da subsede Cuiabá, João Custódio.    

A pressão no governo para que seja cumprido o direito dos profissionais continuará por todas as vias possíveis, avisam os grevistas. “Depois da pressão na Assembleia Legislativa a cobrança se estende para o Ministério Público, até então ausente das mediações, e Tribunal de Justiça de Mato Grosso”, informa o presidente do Sintep/MT.  

Confira a Agenda de mobilização da Semana

 

Assessoria/Sintep-MT


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo