Notícias

08/07/2020 12:41

Prefeita ignora a crise sanitária e destina Recursos Federais à obras de infraestrutura

Em meio ao colapso da saúde devido aos crescente número de pessoas contaminadas pelo COVID19, pois Várzea Grande atingiu um índice alarmante de 11% de óbitos entre os infectados, a prefeita Lucimar Campos encaminhou a Mensagens que solicita autorização da Câmara Municipal para gastar mais de R$ 74 milhões.

As mensagens entraram na pauta da sessão da Câmara de Várzea Grande, na terça-feira (07/07), em caráter “Urgente”. Na mensagem nº 24/20, a prefeita cria critérios para gastar os recursos do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), porém pretende gastar mais de R$ 28 milhões em obras de infraestrutura asfáltica e pouco mais de 4 milhões em saúde e em ações de enfrentamento à pandemia.

Preocupados não apenas com a recomposição salarial dos técnicos e professores, os quais a Prefeita tem alegado não ter recursos (apesar de sobrar quase 7 milhões de recursos 60% do FUNDEB nos meses de janeiro à abril/2020), mas com o avanço do CORONAVIRUS, a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG) cobrou junto à presidência da Câmara Municipal para averiguar a aplicação dos recursos e solicitou para que não aprovem tais gastos, neste momento de pandemia, tendo em vista que a crise sanitária agrava-se dia a dia na região metropolitana. E, a população encontra-se desassistida e os serviços públicos de saúde em VG em colapso.

“A Orla da Alameda e asfalto não são mais importantes que as vidas das pessoas, e em especial a dos servidores de VG que estão sofrendo muito, principalmente neste momento de pandemia, sem a recomposição salarial há mais de 4 anos e não podendo fazer “bicos” para complementarem suas rendas para colocar a alimentação básica na mesa”, aponta o presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura.

“Ao destinar recursos em atividades não essenciais, a Prefeita deixa claro o descompromisso com a população de Várzea Grande, e o descaso com as vítimas do Coronavirus no município. A prefeitura de Várzea Grande destina recursos volumosos na reforma de praças e infraestrutura asfáltica, e não investe um centavo, por exemplo na valorização dos profissionais da EDUCAÇÃO que estão em frangalhos e doentes”, crítica o professor Juscelino.

Ação do Sindicato e as críticas dos vereadores na tribuna remota, fizeram com que o líder da prefeita, vereador Pedrinho, solicitasse a retirada de pauta para que a distribuição dos recursos fossem mais justa e atendesse as necessidades da saúde. “Esperamos que os vereadores façam a prefeita refletir e repensar a destinação dos recursos. Agora, é hora de salvar vidas e não fazer obras com fins eleitoreiros”, completa o presidente do Sintep/VG.

# NÃO APROVAÇÃO DA MENSAGEM Nº 24/2020


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo