Notícias

07/09/2020 16:24

Sintep/VG é contrário ao retorno das atividades presenciais em VG

Nesta sexta-feira (04.09), a direção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) esteve na Secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande (SMECEL/VG), solicitando informações sobre o retorno das oficinas presenciais do ETA (Escola de Tempo Ampliado) nas 22 unidades da rede municipal que são contemplados com esse projeto. 

O presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura e a secretária de assuntos Jurídicos do Sindicato, Cida Cortez, foram recebidos pela subsecretária, Benedita Ponce, que esclarece sobre o retorno das aulas presenciais do ETA, previsto para o dia 8 de setembro. 

Segundo a subsecretária, retornarão apenas algumas oficinas integrantes do Projeto Escola de Tempo Ampliado e que a oficina de letramento e raciocínio lógico, não retornarão, pois estes dependem de contato direto entre os estudantes e professores. Serão retomadas as oficinas de artes, balé, música e jogos. 

Ela enfatizou que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, tomará todas as providências de biossegurança para o retorno dessas oficinas.  Ela ainda informou que as oficinas são de grupos pequenos de criança, numa média de 10 crianças por cada oficina, e que todos os equipamentos serão disponibilizados, conforme protocolo de segurança, como a máscara, o álcool gel e a viseira facial. Informou ainda que todos os pais dos alunos que participarão dessas oficinas, foram comunicados e assinaram uma autorização para que seus filhos participem dessas atividades. 

“Depois que ouvimos todos os esclarecimentos, deixamos claro que o posicionamento do Sindicato é contrário a esse retorno, por conta das reclamações de funcionários e professores que estão preocupados e amedrontados. Fizemos questão de enfatizar que não é hora para retomar nenhuma atividade presencial face ao momento de pandemia (COVID 19) que ainda estamos vivenciando”, relata o presidente do Sintep/VG. 

“Não é o momento de retorno as atividades presenciais!”, frisa o professor Juscelino. 

Cobrança via judicial das aulas excedentes

 Outro assunto tratado na reunião, foi a questão do pagamento das aulas excedentes para aqueles professores que estão sem receber desde o mês de abril. São 210 professores que estão com esse há cinco meses receber o pagamento das aulas excedentes. 

Em audiência, no dia 19 de junho, o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande (SMECEL/VG), Silvio Fidélis orientou aos professores que estavam sem receber que fizessem requerimento solicitando o pagamento das aulas excedentes com as devidas justificativas para que fossem analisadas, caso a caso, porém até o momento nada foi analisado.  Agora, se comprometeram retornar o pagamento das aulas excedentes em setembro, mas não tem documento oficial, dizendo vão pagar as aulas excedentes. 

Portanto, a direção do Sintep/VG orienta aos professores com aulas excedente para receber devem procurar o Sindicato para entrar com requerimento solicitando o pagamento, via judicial, desses cinco meses que ficaram para trás.


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo