Notícias

20/11/2020 22:12

GOVERNADOR MENTE E ENGANA A COMUNIDADE COM NUMEROS FALSOS PARA FECHAR ESCOLA EM REGIÃO CARENTE

O que deveria ser impróprio do ponto de vista do Direito Humano e da formação dos filhos das famílias mato-grossenses, o Governador Mauro Mendes consegue elevar à categoria de “prioridade do mal” em seu des-governo. Pois não é que o Governador Mauro Mendes retomou o projeto do insolente governador Pedro Taques de Fechar escolas em Mato Grosso.

Em curso está um projeto de fechar centenas de escolas em MT e as táticas são mais cretinas possíveis. Em Várzea Grande, o Governador Mauro Mendes, através de seu recém-empossado Secretário de Estado de Educação lançou mão da estratégia mais sórdida que é rebaixar a comunidade escolar pelos problemas que as mesmas enfrentam.

Mas no caso da EE Ernandes Baracat, na região do Parque do Lago com mais de 30 bairros, a “estratégia do mal” superou os limites de governos anteriores. A Seduc/MT soltou um documento informando a desativação da escola, afirmando que a escola teria pouco mais de 300 alunos. Uma informação no mínimo enganosa.

Mesmo que o próprio corpo burocrático da Seduc tenha buscado corrigir a greve distorção, a publicação do documento pela Seduc revela uma des-sintonia do órgão governamental com as comunidades escolares e a clara intenção de torrar os recursos da educação com empresas e convênios que vem atropelando todas as conquistas da educação pública e da categoria nos últimos 30 anos, como Carreira Única, Piso Salarial Profissional, Gestão Democrática dentre outras conquistas.

Chama a atenção o grau de cretinismo utilizado pelos tecnocratas de sala de ar condicionado na Seduc, que sem por o pé no chão da escola, sem conhecer sua realidade, sem saber quantos bairros a comunidade escolar atende, sem saber quantos crianças com deficiência a escola atende, sem saber quantos jovens e adultos a escola atende, sem levar em conta a caminhada dos últimos anos da escolas, as matérias de reconhecimento de projetos desenvolvidos publicadas no próprio site da Seduc/MT, sem nenhum diálogo com a comunidade escolar propõe seu fechamento.

Uma escola com mais de 900 alunos, que atende mais de 30 bairros, não pode ser fechado por ofício e ainda usando a LDB e o Plano Estadual de Educação para realizar tal atrocidade. É muita desfaçatez do atual governo que vem castigando o estado promovendo a destruição dos serviços e dos servidores públicos.

A Comunidade escolar já se mobiliza e vai lutar para permanecer na escola e só sair de lá, para um prédio próprio, mais próximo dos bairros originários dos que lá frequentam. Em reunião realizada nesta quinta-feira, vários encaminhamentos foram apontados que vão desde a realização de abaixo-assinado e manifestações na Assembleia Legislativa e no Palácio do Governo de MT.

A Direção do Sintep/VG esteve presente através do Prof. Gilmar Soares Ferreira e Maria Aparecida Arruda Cortez. Também o Deputado Lúdio Cabral se fez presente e se solidarizou com a comunidade escolar se colocando à disposição para ajudar na mobilização. No mesmo horário, o Presidente do Sintep/VG, Professor Juscelino Dias Moura participou de uma Assembleia Geral na EE Mercedes de Paula Sôda, no Bairro Jardim Paula I, que teve seu anúncio de encerramento publicado pelo Governador “Coveiro de Escola” através de seu secretário de educação. No final da assembleia Geral, Juscelino propôs uma passeata com os estudantes, pais de alunos, professores e funcionários da escola pelas ruas do bairro, para protestar contra o fechamento da unidade escolar, neste sábado dia 21/11, às 8h.

O Sintep/VG sempre lutou e lutará contra redimensionamento e fechamento de escolas. Ainda mais, agora, que no retorno pós-pandemia, vamos precisar de mais espaços nas escolas para assegurar as medidas sanitárias. Fechar escolas num cenário pandêmico que estamos vivendo revel a insensibilidade e até a insanidade de um governo raivoso contra sua gente.


SEDE DO SINTEP-VG

Redes Sociais

Sintep VG

SINTEP/VG - Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27
Bairro Centro - Aeroporto CEP. 78110-355
Fone 3682.2263
sintepvg@terra.com.br
contato@sintepvg.org

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo